Dubstep| London Underground Music Culture


Croydon, é conhecida pela a sua arquitectura dos anos 70 em decadência, lutas de sábado à noite movidas a ácool, adolescentes grávidas e centros comerciais abandonados, o que nada tem servido para incrementar a sua reputação no Reino Unido, no entanto graças ao Dubstep e a outras formas de arte que romperam o cimento, Croydon recupera paulatinamente daquele que tem sido um péssimo cartão de visita.
Dubstep Definition: deriva directamente do garage britânico, incorpora uma filosofia mais dark; a fórmula original do dubstep recebe influências do reggae, dark garage, e dub minimal; o baixo utilizado nas composições é referido como «sub bass», idêntico aos utilizados na corrente do Drum & Bass; à quem defina o dubstep como sendo um som físico, é mais do que um simples acto de ouvir, é uma experiência física; A cunhagem do movimento é da autoria da Amunition Production, o termo foi utilizado pela primeira vez pela a revista XLR8R.
Os focos da cultura dubstep covergiram inevitavelmente para Croydon:
a music store Big Apple (agora extinta), foi um pólo dinamizador e serviu de motor de arranque para o avanço de uma nova cultura, somam-se os nomes dos que assumiram o cargo pioneiro da corrente musical, eles são: El-B and Jay Da Flex from Ghost, Hatcha, Menta/Artwork, Skream and Benga.
As labels Tempa e Big Apple Records obtiveram um lugar de destaque, a elas sucedem outras que contribuiram de igual modo para o despoletar do fenómeno: Soulja, Road, Vehicle, Shelflife, Texture (no activo estão somente a Soulja, Bingo, Road e a Tempa).
Foward»» Dirigido por Sarah Lockhart, aka Soula da Tempa Records, a noite Foward foi a primeira em Londres a abraçar o Dubstep, A pista de dança do Foward » é sempre diferente, mas normalmente tem uma boa mistura de gente, cada uma no seu próprio espaço a absorver a música à sua maneira, algo característico das audiências do Dubstep. São responsáveis pela programação da rádio Pirata Rinse/FM, dirigida por Kode 9, fundador da label Hyperdub, um verdadeiro pioneiro deste som, tem uma abordagem livre de restrições à música e uma paixão pelas vozes (confirmada pelas suas colaborações com Space Ape - ex Daddi Gee - e pela inclusão do grime nos seus mixes), que tiveram um grande impacto nesta cena musical que lhe garantiram um som original e distinto.. Em 2003 cederam um espaço específico para a audição de dubstep, por lá passaram (com grandes set's musicais) DJ Hatcha (Padrinho do Dub Step, esteve na vanguarda desta cena devido ao seu papel na Big Apple Records, é também o autor da compilação "The Dubstep Allstars vol.1", um disco seminal que inclui temas clássicos como "Higland Spring" e "Monsoon"), Loefah (produtor, fotógrafo e artista visual) e a dupla Digital Mystikz (Mala and Coki).
DMZ: trouxeram para a cena do dubstep o espírito do jungle, organizam festas em Brixton, mas mais do que isso, fazem parte de um legado germinador de cultura, dessa grande casa fazem parte: Skream, N-Type, Scuba, Kode 9, D1, Random Trio, Chef, Joe Nice, Pinch, DJ Youngsta, Distinction, Vex'd and Blackdown.
DIGITAL MYSTIKZ - Ancient Memories (DMZ) [oiça aqui]
SKREAM - Midnight Request Line (Tempa) [oiça aqui]
BLACKDOWN - Lata (Keysound) [oiça aqui]
BENNY ILL vs DJ HATCHA - Special 4 Track EP (Tempa) [oiça aqui]
AMMUNITION/BLACKDOWN - The Roots Of Dubstep (Tempa) [oiça aqui]
YOUNGSTA & HATCHA/VARIOUS - Dubstep Allstars Vol 4 (Tempa) [oiça aqui]
Para verem o vídeo sobre o Dub Step [aqui]

Comments

r.b.S said…
Eis um movimento que tem-me despertado alguma curiosidade: dubstep.
Burial, Skream, Digital Mystikz são nomes a ter em conta. O som é soturno e pesado... Mas sem duvida um grande som.

Abraço!!
Mundo Urbano said…
sim adoro todos eles... quando estive em londres em dezembro do ano passado comprei alguns discos da tempa, e descobri recentemente que a soul jazz editou dois maxis da dupla DIGITAL MYSTIKZ. O 2 step e o garage tanto na vertente soul rnb vocalizado tanto como a abordagem mais underground ou dark/minimal fazem parte do meu crescimento musical desde os meus 15 anos de idade, por isso já lá vai algum tempo, peace e obrigado pelo coment... continuação de boas visitas ao mundo urbano.

Popular Posts