Click to visit pocast

Friday, September 02, 2011

EXD'11/LISBOA (EXPERIMENTA DESIGN)



EXD'11/LISBOA (EXPERIMENTA DESIGN), Programa Detalhado [pdf]

28-09-2011 / 27-11-2011

Semana Inaugural 28 SET - 02- OUT

126 Eventos, 49Espaços Programados, 164 Participantes CONVIDADOS, 18 Países, 4 Continentes. Open talks, Intervenções Urbanas, Exposições, Conferências, Lounging Space.
Pela primeira vez na história da Bienal, todos os principais eventos da EXD’11 acontecem no centro da cidade, uma área emblemática de passado medieval, ruas Pombalinas e monumentos barrocos. Contrariamente às edições anteriores que disseminaram os seus eventos por toda a cidade, a EXD’11 convida à redescoberta do centro da cidade e das suas peculiaridades.

Este ano, o programa concentra-se geograficamente num percurso que poderá ser feito a pé, desde a Mãe d’Água, nas Amoreiras, passando pela Baixa e até Alfama, ocupando instituições inesperadas ou espaços desocupados. Os locais onde decorrem os 25 eventos nucleares e os 60 Tangenciais da Bienal ganham nova personalidade e ambiente. Percorrendo-os, criam-se itinerários de errância e deriva, que propiciam encontros inesperados com o tecido da cidade, e dão novos ritmos a Lisboa durante os 61 dias da Bienal.

A EXD’11 propõe uma nova maneira de andar a pé pela cidade, e assim defende uma reduzida pegada de carbono, redefinindo-se como uma Bienal para percorrer em passeio. A concentração dos seus conteúdos programáticos, que se articulam em torno do centro nevrálgico que é o Lounging Space (Antigo Tribunal da Boa-Hora), revitaliza o centro de Lisboa chamando a atenção para o seu património urbanístico e arquitectónico.

DESTAQUES

USELESS: O tema da 6ª edição da Bienal propõe um questionamento aprofundado da ideia de utilidade e do conceito de “sem uso”.

As Conferências de Lisboa e as Open Talks são dois formatos de aprendizagem e reflexão que se realizam durante cinco dias da Semana Inaugural. Dirigidas a um público vasto, as sete conferências estimulam mentes curiosas com palestras que enriquecem o debate e a reflexão em curso com os contributos únicos de protagonistas incontornáveis da produção cultural e material.

Labels: , , , , , , ,

1 Comments:

Blogger EB. PIU! said...

:D Obrigada pela preocupação com divulgação de eventos como este! Eu participei como muitos outros jovens neste evento através de uma visita organizada por professores, e posso dizer que foi definitivamente positivo!
Desejo o melhor! Boa sorte com o bolg ;)

Monday, 05 December, 2011  

Post a Comment

Links to this post:

Create a Link

<< Home