gggggggg LOMO ATTAC
Em meados dos anos 90 um grupo de estudantes descobriu uma enigmática máquina fotográfica Russa, a Lomo Kompact Automat, e criou um novo estilo de fotografia experimental. A abordagem: tirar o máximo de fotografias (lomografias) possível nas situações mais impossíveis e das posições mais impossíveis, e por fim revelá-las o mais barato possível, tornou-se num culto. O resultado foi uma explosão de fotografias autênticas, cheias de cor, loucas, improváveis, estranhas e frequentemente brilhantes. As lomografias começaram a ser montadas em painéis de modo a formar um mar de milhares de imagens que surpreendiam os espectadores em exposições em Moscovo, Nova Iorque, Viena, Berlim, S.Petersburgo, Havana, Zurique, Colónia, Madrid, Cairo, Tóquio e muitas outra cidades. Durante os últimos 10 anos, uma comunidade de mais de 500 000 lomógrafos estabeleceu uma reputação internacional para a Lomografia.Deste modo, aquilo que começou espontaneamente como uma abordagem artística à fotografia em certos meios de Viena, tomou as proporções de um movimento internacional sociocultural. Este desenvolvimento tem vindo a ser suportado pela venda de produtos (com novidades frequentes) e também por uma diversidade de actividades culturais regularmente organizadas pela Sociedade Lomográfica e pelos Embaixadores Lomográficos em vários países do mundo. Através da organização de actividades, tais como exposições, festas, espectáculos, publicações, projectos internacionais e locais, e colaborações em projectos na área do Cinema, Música e Novos-Media, a lomografia ganhou uma expressão que vai para além dos limites da fotografia. O mito social e visual da Lomografia teve uma forte influência na estética da fotografia dos anos 90. Hoje, a comunidade de Lomógrafos tem mais de 500 000 membros em todo o mundo. Entre estes existem meros mortais como nós, mas também famosas individualidades como Brian Eno, Laurie Anderson, David Byrne, Pulp, Underworld, Helmut Lang, Moby, Robert Redford, apenas para nomear alguns. A ideia básica da Lomografia – sê rápido, não penses, não tenhas preconceitos em relação ao teu ambiente, absorve tudo, colecciona e diverte-te a ser comunicativo – difundiu-se, cresceu e deu lugar a uma cultura de comunicação que é partilhada por todos.
Comments